. Não há como garantir a educação simplesmente colocando o aluno com
deficiência na escola. Há necessidade de se ter o transporte adaptado, da casa
até a escola, o que implica em pontos de ônibus e calçadas que garantam o
trânsito da pessoa com deficiência. Também requer professores e funcionários
capacitados, escolas acessíveis, familiares dispostos a aceitar tal inclusão,
enfim, a educação inclusiva requer, na verdade, um SISTEMA EDUCACIONAL
INCLUSIVO, compreendendo todas as ações
a serem desenvolvidas para que as crianças com deficiência possam exercer seu
direito à educação.
1-
Fornecimento
de transporte adaptado;
2-
Escola
sem barreiras arquitetônicas, adequada às condições de acessibilidade;
3-
Qualificação
dos funcionários da escola, com capacitação para prestar atendimento adequado
às crianças e adolescentes portadoras de deficiência;
4-
Capacitação
do corpo docente para facilitar a comunicação, aprendendo o básico da língua de
sinais, bem como o braile e o sorobã;
5-
Realização
de atividades de sensibilização e conscientização, promovidas dentro e fora da
escola a fim de eliminar preconceitos, estigmas e estereótipos, e estimular a
convivência com alunos que tenham as mais diversas características;
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