segunda-feira, 15 de abril de 2013

O que é tecnologia?





O ser humano, dotado de sua inteligência, buscou formas, durante toda a história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades. Podemos dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas.





A tecnologia é de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana.

a tecnologia não tem fronteiras, atinge todas as áreas e toda a sociedade mundial. Possibilita o aumento da produtividade e da competitividade. Tem capacidade de incluir e excluir, criando raças, definições e crenças onde estiver inserida. É o eixo comum que perpassa todas as dimensões. Em um mundo que a cada dia nos confunde mais, onde é difícil se dizer o que é real, o que é ficção ou o que é virtual, fica muito mais complexo definirmos um conceito para esclarecê-la de forma objetiva.
Para entendermos tamanha complexidade, devemos primeiro nos lembrar de que vivemos em uma sociedade com uma estrondosa diversidade de significados, ideias, conceitos, palavras, atitudes, objetos, dentre outras manifestações da vida humana. E mesmo assim, lá está ela, nos medicamentos que tomamos, nos supermercados e locais que frequentamos, em nosso trabalho, enfim, onde quer que possamos olhar ou em tudo que desejarmos, lá estará presente a Tecnologia.

Por fim, poderíamos definir tecnologia como... A ciência do trabalho produtivo afinal, a tecnologia só continuará sendo útil, enquanto a sua aplicação trouxer significado produtivo para a vida do homem.

Referencias: "imagem" Talles Freitas O homem e a tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário